Documentações exigidas:
Etapas
O veículo deve estar pronto para a inspeção (devidamente encarroçado, ou com os serviços de reparo/substituição de equipamentos de segurança executados), limpo, com o peso em ordem de marcha e com as placas dianteira e traseira legíveis.
1) Entrevista para saber o serviço a ser realizado. Recolher os documentos necessários e corretos.
2) Inspeção propriamente dita, onde serão verificados os seguintes itens;
- a) Equipamentos obrigatórios e proibidos;
- b) Sinalização e iluminação;
- c) Freios, direção, eixos e suspensão;
- d) Pneus e rodas;
- e) Dimensões;
- f) Sistemas e componentes complementares;
- g) Verificação da emissão de gases poluentes ou da opacidade da fumaça no caso específico de substituição do motor e/ou modificação no sistema de exaustão e/ou mudança de combustível.
3) Existem ainda ensaios específicos de acordo com determinados casos, tais como:
- a) Verificação da transparência luminosa do conjunto película/vidro;
- b) Verificação da emissão de ruídos quando da modificação do sistema de exaustão;
- c) Ensaio de torção do monobloco quando da modificação/substituição do mesmo
Ao término da inspeção o cliente receberá o CSV (Certificado de Segurança Veicular) no caso do veículo ser aprovado, ou receberá o RNC (Relatório de Não-Conformidade) no caso do veículo ser reprovado. Neste caso, o cliente terá o prazo de 30 (trinta) dias para sanar as “não-conformidades” e retornar com o veículo para a verificação da correção das falhas ou defeitos identificados (descritos na RNC) , sem a necessidade de um novo pagamento.Verificada a devida correção, o cliente receberá então o CSV.